16/02/2017

The funeral of HRH the Infante Dom Henrique, Duke of Coimbra, Bailiff Grand Cross of Justice, was held at the Church of S. Vicente de Fora, in Lisbon, on 16 February. TRH the Duke and Duchess of Calabria and Princess Anne, Duchess of Calabria, sent telegrams of condolences to TRH the Duke and Duchess of Braganza and Infante Dom Miguel, Duke of Viseu, President of the Royal Commission of Portugal. HRH the Grand Master was represented at the funeral by  H.E. D. Fernando de Vargas-Zuñiga y Mendoza, HM the King of Spain by HE the Spanish Ambassador, Don Juan Manuel de Barandica (grand cross of Justice) who conveyed the condolences of His Majesty to the Duke and Duchess of Braganza, the Lieutenant of the Grand Master of the Order of Malta by HE Ambassador Don Miguel de Polignac de Barros, and the Hungarian Ambassador also attended. The Constantinian Order was represented by a delegation of knights, and the Orders of Malta, the Holy Sepulchre and Our Lady of Vila Viçosa were also represented.


A Sacra e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge foi convidada a fazer-se representar nas exéquias de Sua Alteza o Senhor D. Henrique de Bragança, Infante de Portugal e Duque de Coimbra, Bailio Grã-Cruz da Ordem, que tiveram lugar na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa. Sua Alteza Real o Senhor D. Pedro de Borbón-Duas Sicílias, Duque de Calábria, nosso Grão-Mestre, houve por bem nomear um representante pessoal para participar nas cerimónias, o Exmo. Senhor D. Fernando de Vargas-Zuñiga y Mendoza, que encabeçou assim a delegação da Ordem.

SS.AA.RR. os Senhores Duques de Calábria e S.A.R. a Princesa D. Ana de França, Duquesa viúva de Calábria, enviaram telegramas a SS.AA.RR. os Senhores Duques de Bragança e a S.A.R. o Infante D. Miguel, Duque de Viseu, expressando a sua dor pela morte do primo.

Na 5.ª feira, dia 16, participámos na guarda de honra, que se realizou das 16h às 19.30h, e na Santa Missa que teve início a esta última hora e que foi presidida por Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. A delegação da SMOCSJ ocupou lugar na capela-mor, juntamente com as representações das Ordens Soberana e Militar de Malta, de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém e de Nossa Senhora da Conceição de Vila viçosa, a que igualmente pertencia o Senhor Duque de Coimbra. Presentes também na Santa Missa, os Embaixadores da Ordem Soberana e Militar de Malta, Miguel de Polignac de Barros, de Espanha, D. Juan Manuel de Barandica ambos Grã-Cruzes de Justiça da SMOCSJ e a Embaixatriz da Hungria. O Senhor Embaixador de Espanha, acompanhado do Cerimoniário da Real Comissão de Portugal, Dr. Vítor Escudero, entregou a Sua Alteza Real o Senhor Duque de Bragança uma mensagem de condolências de Sua Majestade o Rei Filipe VI.

Na 6.ª feira, integrámos igualmente a guarda de honra e participámos na Santa Missa celebrada às 10h pelo Revmo. Cónego João Seabra. Acompanhámos o corpo até ao carro funerário que o levou para Santar, tendo o Cerimoniário da Real Comissão de Portugal e o Embaixador José de Bouza Serrano, Grã-Cruz de Graça e Devoção da Ordem de Malta (e Cavaleiro de Jure Sanguinis da SMOCSJ), transportado no cortejo as almofadas com as insígnias das referidas Ordens a que o Senhor D. Henrique pertencia.

 

 

Contacts Royal Deputation

  |  

Sitemap

  |  

Links

  |  

Guestbbook

  |  

Webmaster

  |  

Contacts Royal Deputation

  |  

Sitemap

  |  

Links

  |  

Guestbbook

  |  

Webmaster

  |  

You are here:  >> News